O que é seleção artificial?

Lenda Heikegani

Lenda Heikegani

No final do século XII, o imperador do Japão era um menino de 7 anos de idade chamado Antoku. Ele era o líder de um clã de samurais chamado os Heike que estavam envolvidos numa longa guerra com outro clã, os Genji.
Os Heike estavam em menor número, e prevendo a derrota na guerra, uma criada tentou salvar a vida do imperador, fugindo com ele de barco.
Uma criada levou o menino de barco até o oceano, apertou-o nos braços e mergulhou com ele entre as ondas.

Todos os soldados Heike foram mortos. As 43 mulheres sobreviventes foram obrigadas a vender flores e fazer favores à pescadores próximo ao local da batalha. Os poucos sobreviventes organizaram-se para realizar um festival para comemorar a batalha, que acontece anualmente até hoje, no dia 24 de abril. Os pescadores alegam que o imperador ainda vive, na forma de um caranguejo.

Mas como a face de um guerreiro ficou marcada na carapaça de um caranguejo?

Os padrões nas carapaças dos caranguejos são herdadas, mas existem várias linhagens de caranguejos. Imagina que uma delas tenha sofrido uma alteração genética e sua carapaça cresceu levemente parecida com uma face humana. Esse caranguejo seria ‘privilegiado’ pois nenhum humano o comeria. Sempre que pescavam-se tais caranguejos, os pescadores o jogavam de volta no mar. Assim, caso um caranguejo nascesse com carapaça parecida com um homem, teria menos predadores, logo apresentaria teria mais chances de se reproduzir e aumentar o número de caranguejos ‘samurais’.

Vaca

Vaca

Esse processo é chamado de seleção artificial. Ao longo da história, os homens tem escolhido os animais e plantas que devem morrer ou viver. Estamos rodeados desde pequenos por animais, frutas, vegetais, que foram selecionados pelo homem. Vacas leiteiras, cães de caça, milhos com espigas imensas: tudo foi selecionado pelo homem nos nos últimos 10 milênios.
Muitas características físicas e comportamentais de animais e plantas são herdadas. Quando domesticamos os animais, selecionávamos entre os filhotes os mais dóceis e propensos às tarefas (guardar o gado) que deveriam ser desempenhadas.  Gado leiteiro são resultado do interesse humano em leite e queijo. Os cereais tem sido selecionados por mais de 10 mil gerações, para serem mais saborosos e nutritivos. A nossa interferência foi tão grande, que algumas espécies são incapazes de se reproduzir sem a intervenção humana.

Caso não tenhas entendido direito, assista https://www.youtube.com/watch?v=uyHiXiYRs4A#t=4m30s

FAQ:
O que originou a face humana?

Uma mutação como qualquer outra, que acabou sendo selecionada por humanos. Nosso cérebro tem a ‘mania’ de associar rostos humanos em quase todo lugar, mesmo onde não há.
Esse é um bom exemplo. O caranguejo tem uma forma um tanto quanto estranha, mas nós o vemos como ‘rosto humano’.

Rostos humanos

Fontes:

Carl Sagan, Cosmos – (Capítulo II – UMA VOZ NA FUGA CÓSMICA)

http://www.artelino.com/articles/heike-monogatari.asp

Imagens:

http://blogs.sundaymercury.net/weirdscience/2009/05/cod-evolve-right-outta-here.html

http://www.nytimes.com/2007/02/13/health/psychology/13face.html?pagewanted=all&_r=0

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s