De onde veio a água da terra?

Semana passada caiu um meteorito na região da Sibéria, Russia, o que me inspirou a escrever esse texto. Todos sabemos que a terra possui uma vasta quantidade de água, mas de onde veio toda essa água?

Ainda não se sabe exatamente de onde veio toda a água do nosso planeta. Há basicamente 2 teorias : a primeira diz que a água estava na terra desde a sua formação, a segunda diz que grande parte da água foi trazida à terra por meio de meteoritos, como o que caiu hoje na Rússia ( https://www.youtube.com/watch?v=yRoLnDYetGY ).
Os meteoritos são compostos, geralmente, de alguma rocha e água (gelo). O gelo é o que forma a cauda do meteorito : quando o meteorito encontra-se numa órbita próxima à do sol, parte do gelo derrete formando uma cauda, que é geralmente visível a olho nu. (quando o cometa está perto o suficiente da terra)

A quantidade total de água na terra é de cerca de 1386 milhões de km³, que equivale a cerca de 10^21 litros. (10 seguido de 21 zeros) O meteoro que caiu hoje pesava cerca de 10 toneladas, equivalente a ~7*10^3 litros de água.

Há também outras origens, como em reações químicas provenientes de seres vivos ou causadas pela radiação do sol, entretanto esse tipo de produção é em menor escala.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s